TRABALHOS DE ARTES DA INES

TRABALHOS DE ARTES DA INES
EMF Jornalista José Ramos

domingo, 16 de janeiro de 2011

Apresentação do Trabalho "Os Girassóis - Projeto Van Gogh"




Maria Inês De carvalho Resta
“Projeto Arte e interdisciplinaridade”

Leitura do Livro Érica e os Girassóis-James Mayhew

Érica é uma menina de 6 anos que adora ir com sua avó ao museu de artes. Em cada visita Érica se envolve em aventuras que dão vida aos personagens das obras de arte.
Érica tenta pegar algumas sementes de girassol do quadro de Van Gogh, mas o vaso cai e as flores ficam esparramadas pelo chão.
Uma Garota , Mimi de uma pintura próxima tenta ajudar , mas quando seu cachorrinho resolve aprontar que confusão ! .
Inclui Reprodutivos de Girassóis de Vincent Van Gogh, as meninas de Breton dançando, de Paul Gauguin , Café terrace a noite,de Vincent Van Gogh, Maçãs e Laranjas, de Paul Cézane e Pastorais Taitianas, de Paul Gauguin.

Metodologia do trabalho interdisciplinar:

• 1º Integração de conteúdos
• 2º Passar de uma concepção fragmentaria para uma concepção unitária do conhecimento ;
• 3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências
• 4º Ensino- aprendizagem centrando numa visão de que aprendemos ao longo da vida ( educação permanente)


Obra de estudo: “Girassóis-Interpretação de Imagens”

• a) inicialmente,a presente a obra “Girassóis” aos alunos e faça com eles a leitura formal- ‘ Olhando as obras de artes”.
• b)No segundo momento faça com as crianças, a leitura interpretativa- “Olhando as obras de arte”
• c) Fale sobre o artista Vincent van Gogh, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas, a técnica, o impressionismo, o pós-impressionismo e o expressionismo
• d)Mostre outras obras de Vincent van Gogh.
• e) Peça aos alunos que pesquisem o que acontecia no Brasil e no mundo na Década em que o quadro foi produzido por Van Gogh
• f) Converse com os alunos sobre as plantas, plantas que dão flores ,especificamente sobre os girassóis, épocas de plantio, cuidados necessários, tempo para floração, o giro de acordo com a mudança do sol, etc.
• g)Conversem sobre as pessoas que plantam flores, que comercializam, os preços praticados desde a saída dos viveiros até as floriculturas, etc.
• h)Falem sobre os sentimentos que afloram no ato de dar ou no momento que recebemos flores, As diferenças provocadas nos ambientes floridos
• i)Proponha aos alunos que criem sua própria obra de arte com girassóis, utilizando diferentes materiais expressivos .


Leitura de Imagens – Obras:

• Qual o tema da imagem analisada ? Nome da imagem, artista e período.
• As linhas:finas ou grossas, verticais, horizontais ou diagonais ? Vigorosas, espontâneas ou contidas?
• As formas: inspiradas na natureza ou na imaginação ? Geométricas ou orgânicas? Regulares ou irregulares?
• Qual é a escala de valores do trabalho ? Existe um contraste de tonalidades entre o claro e o escuro ou as passagens acontecem com suavidade? Ou esta tonalidade não existe ?
• Falando de textura : Macia ou áspera, real ou simulada ?
• A linguagem trabalha (gravura, escultura, pintura, desenho, arquitetura, instalação, fotografia, etc) .

Atividades de Escrita das Crianças:

• Isabela F. Barasal 09/11/2009
• Carta para Van Gogh
• Querido Van Gogh nós aqui da escola EMEF Ugo Arduini fizemos um Projeto homenageando você.
• Eu gostei muito de todas as suas obras de arte como, A noite estreladas, O campo de Girassóis e muitas outras. Eu só queria agradecer por este lindo
• projeto. Você é um grande pintor, e vai ficar no meu coração para sempre. Obrigada

Re-escrita de lendas:

Heitor de Oliveira G.S.
“Vitória-Régia”
Na floresta da Amazônia vivia uma tribo,que acreditava que a lua era um guerreiro que vivia no céu.
Naia era uma bonita índia jovem, que se apaixonou pelo belo guerreiro.
Ela ficava horas olhando para o céu e ela seguia a lua e ficava triste porque ela não conseguia pega - lo . Um dia ela foi para a beira do lago e ficou muito feliz porque ela viu a lua refletida nas águas. E pensou que era o guerreiro do céu. Ela pulou no rio e foi muito fundo . Ela virou uma planta na água. E com a luz do luar as pétalas se abriram.

Diário de Bordo:

Camilla
Diário de bordo.
A aula foi legal? Porque?
A aula foi legal porque nós desenhamos uma pintura do van gogh.
2- Qual foi o sentimento quando você estava desenhando a obra noite estreladas?
Eu me senti feliz.
Você está gostando das aulas de artes?
Sim, estou gostando muito.
Escreva com suas palavras, o que a arte representa em sua vida?
A arte para mim é terapia de paz e paciência.

Relatório:

Matheus Rodrigues
Taboão da Serra 03 de março de 2009
-Bom eu aprendi que o girassol tem sementes e servem para fazer óleo.
Eu tentei plantar o girassol mas ele tinha só terra e não tinha sementes, mas hoje na hora do recreio eu estava esperando meu amigo e ele encontrou umas sementes e deu para mim e amanhã vou começar a minha observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário